PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

quarta-feira, 4 de março de 2015

PLANO DE CURSO

CONTEÚDO:
* História das Copas
* FUTSAL
* Vôlei
* Basquete
* Handebol
* Xadrez
* DST
* Drogas
* Sexualidade
* Gravidez na Adolescência
* Blog: esportecastroalves.blogspot.com
COMPETÊNCIAS:
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os risco da relação sexual no contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade  
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de educação
* Originar domínio da ferramenta da internet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
*Compreender as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração
* Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a inclusão social.
* Respeitar as diferenças individuais de cada aluno(a)
*Ser capaz de reconhecer a origem do FUTSAL e como se deu o desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
* Ser capaz reconhecer os malefícios do uso do Cigarro.
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da Saúde.
* Criar um entendimento básico sobre os riscos contato com qualquer tipo de DROGA.
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade.
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de educação
* Originar domínio da ferramenta da internet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
* Conhecer as medidas e as características da quadra de VÔLEI
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte VÔLEI.
* Compreender as regras básicas do VÔLEI.
* Ser capaz de reconhecer o VÔLEI e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do VÔLEI.
*Ser capaz de reconhecer a origem do BASQUETE e como se deu o desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE
* Compreender as regras básicas do BASQUETE.
* Ser capaz de reconhecer o BASQUETE e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE.
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os riscos da relação sexual no contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade.  
* Compreender as regras básicas do HANDEBOL
* Ser capaz de reconhecer o HANDEBOL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do HANDEBOL
* Compreender as regras do Xadrez

HABILIDADES:
* Conhecer e vivenciar a prática do HANDEBOL
* Comparar as diferenças entre o HANDEBOL e as outras modalidades esportivas
* Compreender o caráter do HANDEBOL no contexto histórico e sua evolução até hoje
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assunto DSTs de forma que estejam prevenidos contra essas doenças
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet como ferramenta educativa
* Conhecer as medidas e as características da quadra de Handebol
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (Handebol)
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assunto DSTs de forma que estejam prevenidos contra essas doenças
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet como ferramenta educativa
* Entender os aspectos desses problemas sociais
* Reconhecer como essa cultura urbana está inserida no contexto da sociedade, nas relações na escola, trabalho e família.
* Valorizar as produções culturais, adotando uma postura receptiva dizendo não a qualquer tipo de discriminação social.
* Conhecer as medidas e as características da quadra de  FUTSAL
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (FUTSAL)
* Comparar o tema com a realidade vivida por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do uso de DROGAS
* Compreender o assunto de forma que estejam prevenidos contra esse mal que assola a juventude de hoje
* Conhecer as medidas e as características da quadra de BASQUETE
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte BASQUETE.
* Conhecer as medidas e as características da quadra de VÔLEI
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte VÔLEI.
METODOLOGIA:
* Conteúdo apresentado em Datashow
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
* Aulas práticas
* Jogos
* Grandes Jogos
* Estafetas
AVALIAÇÃO:
* Prova online no Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br
* Trabalho
* Participação
BIBLIOGRAFIA:
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.  (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.
* CHRISTO, C. A. L. (Frei Betto). A festa do corpo. Disponível em: http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/opiniao/2001/06/13/joropi20010613001.html. Acesso em 15 de fev. 2010.
* FERREIRA, H. B. Iniciação Esportiva: Uma abordagem pedagógica sobre o processo de ensino-aprendizagem no basquetebol. Campinas SP, 2001.
* FREIRE, J. B. A Educação dos sentidos e a qualidade de vida: A escola de Dona Clotilde. In: MOREIRA, W. W. (org.). Qualidade de vida: Complexidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.
* FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
* GALATTI, L. R. e PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Revista Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 6, n. 9, jul/dez, 2006.
 LORENZETTO, L. A.; MATTHIESEN, S. Q. Práticas Corporais Alternativas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
* MATTOS, M. G. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na Escola. São Paulo, SP: Phorte Editora, 2006.
MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
* NEUENFELDT, D. J. Esporte, Educação Física e Formação Profissional. Lajeado, RS: Editora Univates, 2008.
* STIGGER, M. P. Educação Física, esporte e diversidade. São Paulo, SP: Autores Associados Editora, 2005.
* TUBINO, M. J. G. O Esporte no Brasil. São Paulo, SP: Ibrasa Editora, 1997.
* TUBINO, M. J. G. O que é Esporte? São Paulo, SP: Ibrasa Editora, 1993.
* VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984