CONTEÚDO:
* História das Copas
* FUTSAL
* Vôlei
* Basquete
* Handebol
* Xadrez
* DST
* Drogas
* Sexualidade
* Gravidez na Adolescência
* Blog: esportecastroalves.blogspot.com
|
COMPETÊNCIAS:
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os risco da relação sexual no
contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de educação
* Originar domínio da ferramenta da internet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
*Compreender as diferentes manifestações culturais como importante
meio de integração
* Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a
inclusão social.
* Respeitar as diferenças individuais de cada aluno(a)
*Ser capaz de reconhecer a origem do FUTSAL e como se deu o
desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
* Ser capaz reconhecer os malefícios do uso do Cigarro.
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da Saúde.
* Criar um entendimento básico sobre os riscos contato com qualquer
tipo de DROGA.
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade.
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de educação
* Originar domínio da ferramenta da internet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
* Conhecer as medidas e as características da quadra de VÔLEI
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte VÔLEI.
* Compreender as regras básicas do VÔLEI.
* Ser capaz de reconhecer o VÔLEI e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do VÔLEI.
*Ser capaz de reconhecer a origem do BASQUETE e como se deu o
desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE
* Compreender as regras básicas do BASQUETE.
* Ser capaz de reconhecer o BASQUETE e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE.
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os riscos da relação sexual no
contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade.
* Compreender as regras básicas do HANDEBOL
* Ser capaz de reconhecer o HANDEBOL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do HANDEBOL
* Compreender as regras do Xadrez
|
HABILIDADES:
* Conhecer e vivenciar a prática do HANDEBOL
* Comparar as diferenças entre o HANDEBOL e as outras modalidades
esportivas
* Compreender o caráter do HANDEBOL no contexto histórico e sua
evolução até hoje
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida por cada
aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assunto DSTs de forma que estejam prevenidos contra
essas doenças
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet como
ferramenta educativa
* Conhecer as medidas e as características da quadra de Handebol
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar
e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (Handebol)
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida por cada
aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assunto DSTs de forma que estejam prevenidos contra
essas doenças
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet como
ferramenta educativa
* Entender os aspectos desses problemas sociais
* Reconhecer como essa cultura urbana está inserida no contexto da
sociedade, nas relações na escola, trabalho e família.
* Valorizar as produções culturais, adotando uma postura receptiva
dizendo não a qualquer tipo de discriminação social.
* Conhecer as medidas e as características da quadra de FUTSAL
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (FUTSAL)
* Comparar o tema com a realidade vivida por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do uso de DROGAS
* Compreender o assunto de forma que estejam prevenidos contra esse
mal que assola a juventude de hoje
* Conhecer as medidas e as características da quadra de BASQUETE
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte BASQUETE.
* Conhecer as medidas e as características da quadra de VÔLEI
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte VÔLEI.
|
METODOLOGIA:
* Conteúdo apresentado em Datashow
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
* Aulas práticas
* Jogos
* Grandes Jogos
* Estafetas
|
AVALIAÇÃO:
* Prova online no Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br
* Trabalho
* Participação
|
BIBLIOGRAFIA:
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais. (3º
e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.
* CHRISTO, C. A. L. (Frei Betto). A festa do corpo. Disponível em:
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/opiniao/2001/06/13/joropi20010613001.html.
Acesso em 15 de fev. 2010.
* FERREIRA, H. B. Iniciação Esportiva: Uma abordagem pedagógica sobre
o processo de ensino-aprendizagem no basquetebol. Campinas SP, 2001.
* FREIRE, J. B. A Educação dos sentidos e a qualidade de vida: A
escola de Dona Clotilde. In: MOREIRA, W. W. (org.). Qualidade de vida:
Complexidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.
* FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores
Associados, 2002.
* GALATTI, L. R. e PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no
cenário escolar. Revista Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP,
v. 6, n. 9, jul/dez, 2006.
LORENZETTO, L. A.; MATTHIESEN,
S. Q. Práticas Corporais Alternativas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2008.
* MATTOS, M. G. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na
Escola. São Paulo, SP: Phorte Editora, 2006.
MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus,
1988.
* NEUENFELDT, D. J. Esporte, Educação Física e Formação Profissional.
Lajeado, RS: Editora Univates, 2008.
* STIGGER, M. P. Educação Física, esporte e diversidade. São Paulo,
SP: Autores Associados Editora, 2005.
* TUBINO, M. J. G. O Esporte no Brasil. São Paulo, SP: Ibrasa
Editora, 1997.
* TUBINO, M. J. G. O que é Esporte? São Paulo, SP: Ibrasa Editora,
1993.
* VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo, SP: Martins
Fontes, 1984
|
quarta-feira, 4 de março de 2015
PLANO DE CURSO
PLANO DE AULA FUTSAL
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (2 de fevereiro de 2015)
|
|
Objetivo:
Analisar as consequências da atividade sexual na
adolescência e as várias possíblidades decorrentes dessa decisão, desenvolvendo
o senso crítico e preventivo em relação à gravidez e as DSTs, estabelecendo
um conhecimento teórico sobre o assunto.
|
Habilidades:
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida
por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assunto DSTs de forma que estejam prevenidos
contra essas doenças
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[] Identificar as consequências e responsabilidades do
ato sexual.
[] Conceituar a importância do conhecimento científico
sobre a sexualidade.
[] Relacionar através das experiências conhecidas pelos
próprios alunos, como parâmetro das dificuldades enfrentadas pelas jovens
gravidas.
[] Demonstrar na vida social os problemas enfrentados pelas
(os) jovens que em relação sexual (DST).
|
Competências:
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação
da saúde
* Criar um entendimento básico sobre o risco da relação
sexual no contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a
sociedade.
|
Desenvolvimento:
Usar o conhecimento adquirido na aula teórica, sobre a
sexualidade, gravidez e DSTs, no decorrer da vida, sabendo de forma básica os
termos científicos, como causas e consequências do ato sexual.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[] Responder de forma demonstrativa, quais são os
resultados da relação sexual.
[] Determinar limites entre o que se pode ou não fazer
no ato sexual.
[] Utilizar durante aula de forma oral, os exemplos
conhecidos para servir de comparação entre o que se aprende na TV, com os
amigos e a vida real.
[] Participar em grupos do mundo imaginário das DSTs.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog.
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto da responsabilidade,
quanto à prática ou não do ato sexual, como da mesma forma poderem
estabelecer conceitos sobre a importância do diálogo familiar no que se
refere ao sexo.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show.
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (16 de fevereiro de 2015)
|
|
Objetivo:
Analisar as características do blog e o uso da internet
como ferramenta educativa, começando pelo espaço físico da escola (LABIN) e
perpassando as fronteiras físicas, chegando ao mundo virtual.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet
como ferramenta educativa
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[] Identificar as principais caracteristicas do blog
[] Conceituar a importância das atividades e avaliações
propostas no blog
[] Descrever o que se compreende das possibilidades do
uso da internet
[] Demonstrar quais seriam as dificuldades de acesso e
manuseio dessa ferramenta
|
Competências:
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de
educação
* Originar domínio da ferramenta da internet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de atividades práticas o conhecimento
adguirido na aula teórica web, sobre a importância do domínio do conhecimento
digital, para a construção do conhecimento sobre os conteúdos apresntados a
cada bimestre, sabendo que o blog pode ser acessado a qualquer hora e lugar.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[] Responder de forma demonstrativa no blog sobre a
modalidade estudada.
[] Explicar porque o blog está sendo usado.
[] Utilizar durante uma atividade (LABIN) o
conhecimento para responder alguns questionamentos, que se apresentam no
blog.
[] Classificar segundo critérios pessoais, qual o ponto
positivo e ou negativo do uso do blog.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog.
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto dos objetivos do uso
do blog como ferramenta educativa, estabelecendo conceitos sobre a
importância do blog no convivio socio-educativo dentro e fora da escola.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show
|
OBS:
acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com
|
OBS:
acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (5 de março de 2015)
|
|
Objetivo:
Analisar as características do movimento hip hop,
começando pela genealogia desta cultura urbana e seus elementos: MC, DJ,
Break, Grafite e suas funções dentro do movimento hip hop.
|
Habilidades:
* Entender
os aspectos desses problemas sociais
* Reconhecer como essa cultura urbana está inserida no
contexto da sociedade, nas relações na escola, trabalho e família.
* Valorizar as produções culturais, adotando uma
postura receptiva dizendo não a qualquer tipo de discriminação social.
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[] Identificar as principais características de cada
elemento do hip hop
[] Conceituar a importância do movimento dentro do
conceito social dentro da nossa realidade
[] Descrever as possibilidades de programar a cultura
hip hop na sala de aula.
[] Demonstrar quais seriam os eventos e personagens na
mídia nacional que podemos apresentar na sala de aula
|
Competências:
*Compreender
as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração
* Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e
valorizando a inclusão social.
* Respeitar as diferenças individuais de cada aluno (a)
|
Desenvolvimento:
Usar em forma conhecimento adquirido na aula teórica,
sobre a importância de valorizar as culturas urbanas, sabendo que essas
culturas estão presentes na escola e qual a influência desses jovens no
processo educativo e vice-versa.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[] Responder de forma demonstrativa o que é o movimento
hip hop.
[] Explicar porque existem as diferenças de pensamentos
e culturas dentro da escola e sua atuação nas aulas do CEM Castro Alves.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa (Música
e Dança) a influência desta cultura na vida dos jovens da região norte de
Palmas.
[ ] Mostrar segundo critérios de respeito e inclusão
como podemos aproveitar os talentos do movimento hip hop que estudam na
escola.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
* Festival Hip Hop
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, quebrado o paradigma do preconceito, como da
mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância deste movimento
cultural para o processo educativo.
|
Material
Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show, Som, Dança,
Música de Rap
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (19 março de 2015)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal,
começando pelo espaço físico (quadra) e suas principais linhas demarcatórias
e suas funções dentro do jogo de Futsal.
|
Habilidades:
* Conhecer as medidas e as caracteristicas da quadra
de FUTSAL
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador,
recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (FUTSAL)
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar as principais linhas demarcatórias de
uma quadra de Futsal
[ ] Conceituar a importância das marcações ou linhas
para o jogo de Futsal
[ ] Descrever a proporção das medidas das linhas laterais
e de fundo da quadra de Futsal
[ ] Demonstrar quais seriam as linhas lareais e de
fundo, usando o próprio caderno
|
Competências:
*Ser capaz de reconhecer a origem do FUTSAL e como se
deu o desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adguirido na
aula teórica, sobre a importância das linhas demarcatórias dentro das regras
do Futsal, sabendo que a quadra é uma das regras da modalidade, mas qual a influência
das linhas demarcatória nas demais regras do Futsal.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, qual a linha demarcatória deste esporte com a maior extensão.
[ ] Explicar porque existe a linha da área e sua função
durante o jogo de Futsal.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência desta regra nas demais regras do Futsal.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
Futsal, as linhas demarcatórias.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades que cada linha da quadra de
Futsal tem, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a
importância deste seguimento para o esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS: 15 de março III Festival Hip Hop (Matutino) das
8:00h as 11:45h
|
OBS: Show com MC, B.Boys, Grafiteiros, DJs, Salas Tematizadas, Letras
de Rap produzido por alunos e muito mais.
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (26 de março de 2015)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal,
destacando os fundamentos (passe, drible, chute) e suas principais funções
dentro do jogo de Futsal, Desenvolvendo as qualidades físicas por meio da
prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos
desportos.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
modalidades esportivas
* Compreender o caráter do FUTSAL no contexto histórico
e sua evolução até hoje
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar o uso do drible em uma partida de
Futsal
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
jogo de Futsal
[ ] Descrever a diferença entre passe e chute em uma
partida de Futsal
[ ] Demonstrar quais seriam os fundamentos do Futsal
|
Competências:
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
aula teórica, sobre a importância dos fundamentos dentro das regras do
Futsal, sabendo que os fundamentos está inserido nas regras da modalidade,
mas qual a influência delas nas demais regras do Futsal.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Explicar porque existe os fundamentos durante o
jogo de Futsal.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de
Futsal, a utilização de um fundamento que se destaque dentre todos, ou não.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento do
Futsal, como da mesmo forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância
deste seguimento para o esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS:
|
OBS:
|
AULA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (4 de abril de 2015)
|
|
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de futsal, desenvolvendo
o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória através
das atividades corporais, lúdicas ou com certa complexidade, estabelecendo
relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
|
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do FUTSAL
* Comparar as diferenças entre o FUTSAL e as outras
modalidades esportivas
* Compreender o caráter das atividades físicas do FUTSAL
|
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios
pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
|
|
[ ] Identificar o uso das regras de uma partida de
Futsal
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o
jogo de Futsal
[ ] Relacionar através das linhas no chão da quadra, os
diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
[ ] Demonstrar na quadra e de forma prática quais
seriam os fundamentos do Futsal
|
Competências:
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
|
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na
aula teórica, sobre a utilização correta das regras do Futsal, sabendo de
forma básica usar os fundamentos da modalidade.
|
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
|
Exercícios:
|
Metodologia:
|
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de
Futsal, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações,
tendo como base a linha da quadra poliesportiva.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva
(Futsal) a influência destes fundamentos nas demais regras do Futsal.
[ ] Participar dos jogos propostos respeitando as
regras.
|
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
|
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se
apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento, quanto
a utilização prática das regras do Futsal, como da mesmo forma poderem
estabelecer conceitos sobre a importância deste seguimento para o mundo
esporte.
|
Material
Didático:
* Bola,
Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
|
OBS:
|
OBS:
|
Assinar:
Postagens (Atom)